ATIVIDADE DE SERVIR NUM ROTARY CLUB

Um Rotary Clube é formado para realizar o Objetivo de Rotary e, para isso, executa uma actividade diversificada. Internamente no Clube e externamente na Comunidade local e mundial.

Atualmente, a organização operacional de um Rotary Clube prevê 4 Comissões de Serviços, cada uma delas com actividades específicas em determinada área de acção. Há uma tendência para que a proposta operacional de Rotary International seja apresentada como um todo e os Clubes definam as suas opções de trabalho e formem as devidas comissões, nomeando Rotários individualmente para executa-las. Para uma facilidade didática, apresentaremos as actividades e programas pelas actuais áreas de acção. O Rotary Club de Paredes vem desenvolvendo com algum sucesso como, aliás, vários outros clubes do Distrito 1970, uma 5ª Comissão de Serviço, a UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ROTARY.

Comissões de serviço:

SERVIÇOS INTERNOS – Também conhecida como a "Comissão da Sociabilidade" Dignidade da Pessoa humana: - área de atividades e programas para as necessidades internas do Rotary Clube.

SERVIÇOS PROFISSIONAIS – Também conhecida como a "Comissão da Sinceridade" Consciência da Profissão: - área de atividades e programas ligados à ética nas profissões e negócios.

SERVIÇOS À COMUNIDADE – Também conhecida como a "Comissão da Solidariedade" Amor ao próximo: - área de atividades e programas a serem aplicados para melhoria e desenvolvimento da Comunidade como um todo.

SERVIÇOS INTERNACIONAIS – Também conhecida como a "Comissão da Fraternidade" Compreensão e Paz Mundial: - área de atividades e programas para serem aplicados em parceria com ROTARY Clubes de outros países.

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ROTARY - Um projeto abraçado por muitos Rotary Clubs, no Rotary Club de Paredes, desde o ano rotário de 2007-2008, e onde se pretende valorizar e promover a troca de saberes adquiridos em experiências de vida, com particular envolvência da comunidade sénior, após o ciclo de vida ativa.