COMO OBTER RECURSOS FINANCEIROS ?

O caminho mais prático e mais rápido para a obtenção de recursos financeiros é pedir a colaboração das empresas locais. Mais fácil e rápido ainda é meter a mão no próprio bolso.

Entretanto, estas vias não conseguem angariar um volume de recursos expressivo. Ou, quando conseguem, é feito mediante grandes sacrifícios e comprometimento dos Rotários.

A Fundação Rotária disponibiliza inúmeros PROGRAMAS para o patrocínio direto e também indireto do Trabalho Voluntário.

O Programa para VOLUNTÁRIOS DO ROTARY, por exemplo, dá uma ajuda direta pois paga a passagem aérea do voluntário para que ele possa ir prestar o trabalho.

O Programa SUBSÍDIO "DESCOBERTA" Carl P. Miller, por exemplo, paga a passagem de um voluntário só para ver como o projecto será desenvolvido, na fase do Planeamento do projeto.

Já o Programa 3-H de Subsídios "Saúde, Fome e Humanidade" oferece uma ajuda indireta ao voluntário, patrocinando a comunidade que será beneficiada pelo programa Voluntários do Rotary.

Existem inúmeras outras fontes de financiamento para o programa Voluntários do Rotary. A publicação FOUNDATION GRANTS TO INDIVIDUAL ( Subsídios de Fundações para indivíduos), por exemplo, relaciona 950 fundações privadas americanas que fornecem assistência financeira a voluntários.

O endereço do The Foundation Center é: 79 Fifth Avenue, New Yiork, NY 130003, E.U.A.

Veja a seguir, a descrição de alguns dos programas da FUNDAÇÃO ROTÁRIA:

Subsídios para Voluntários do Rotary:

Arca com as despesas da passagem aérea em classe económica e até US$50 por dia para os voluntários internacionais. Para serem elegíveis, os candidatos devem concordar em atuar por um período de tempo que varia de 4 a 8 semanas em projetos localizados no exterior. Estes subsídios só podem ser concedidos a Rotários ou pessoas ligadas diretamente a Rotários.

Subsídios Equivalentes:

Emparceiram as contribuições feitas pelos clubes de Rotary localizados em países diferentes e que são complementados com contribuições feitas pela Fundação Rotária. Os programas devem ser de natureza educacional ou filantrópica e o valor máximo (parte da Fundação Rotária) é de US$50.000. Os subsídios são mais empregados para aquisição de equipamentos e ferramentas para o trabalho voluntário.

Subsídios "Descoberta" Carl P. Miller

Patrocina a viagem que um Rotário ou equipe que tenha ao menos um Rotário necessite fazer ao exterior para montar, planear ou estudar a viabilidade de um projeto de auxilio à Comunidade Mundial. O limite de fornecimento é de US$3.000 por projeto.

Subsídios "Saúde, Fome e Humanidade" (3-H):

São ajuda financeira de volume substancial (só para coisas grandes) e são outorgados a e para projetos de prestação de serviços internacionais que tenham uma natureza de auto ajuda.

A maioria dos projectos dura de 2 a 5 anos e, frequentemente, beneficia-se da ajuda prestada por voluntários locais e internacionais.

Subsídios para Professores Universitários:

Ajuda para professores universitários lecionarem em faculdades ou universidades localizadas em países de baixa renda. Existem dois tipos de programas, uma para trabalhos de duração entre 3 a 5 meses e outra para 6 a 10 meses.

Intercâmbio de Grupos de Estudo (IGE):

Patrocina a viagem de grupos de não Rotários, profissionais universitários, para trabalhos de intercâmbio profissional e cultural em outros países.

Programa Pró-Paz:

Ajudam a custear as despesas com conferências e fóruns do Rotary que visam a resolução de conflitos e a análise de novas maneiras de incentivar a compreensão mútua. As conferências geralmente dão ênfase ao importante papel de cada indivíduo no alcance da paz.

Enviar a solicitação até 1º de Fevereiro ou 1º de Agosto de cada ano para ser aplicado no ano seguinte.

Subsídios Esperança:

É uma importante ajuda financeira para trabalhos voluntários em regiões em que não há clubes de Rotary. Voluntários do Rotary viajam para essas regiões para suprir alguma carência da comunidade sem, no entanto, contar com a infra-estrutura local de Rotary.

Subsídios Base de Imunização Comunitária:

Só funciona nos EUA, . Foi estabelecido por Jack Blane e serve para ajudar os Rotary a criar uma infra-estrutura para facilitar a vinda das pessoas (todas as idades) até o local da vacinação.

Subsídios Novas Oportunidades:

Servem para patrocinar projetos que não encontram amparo em nenhum dos programas regulares da Fundação Rotária.

Programa de Assistência à Comunidade:

É um projeto que permite a utilização dos recursos do FDUC do ano em curso.

Como se sabe, os recursos do ano em curso só são disponíveis daqui a três anos, pois vão para o fundo Anual e retornam, no Sistema SHARE, daqui a 3 anos para formar o Fundo Distrital de Utilização Controlada, o FDUC. Este programa permite a utilização já neste ano de um dinheiro que só estaria disponível daqui a três anos.

Subsídios para Remessas Humanitárias:

É um projeto piloto (portanto experimental) que cobre as despesas de transporte de equipamentos doados de um país para outro.

É muito comum um Rotary encontrar no DIN, o Fundo de Doações em Espécie, o equipamento que está a precisar para montar o seu projecto Comunitário. Entretanto, esse equipamento foi doado e encontra-se disponível e à disposição em um outro país. Conseguir trazer esse equipamento para cá é outro desafio.

Este programa paga as despesas para o transporte desse equipamento.

PARA OBTER MAIS DETALHES SOBRE OS PROGRAMAS DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA, PROCURE A COMISSÃO DISTRITAL DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA OU O COORDENADOR DISTRITAL.