A FREQUÊNCIA EM ROTARY

Muitas são as questões que nos são postas, quanto aos deveres e privilégios dos Rotários, motivo que nos levou a incluir na formação Rotária este assunto.

A frequência representa a obrigação mais significativa de um sócio Rotário. Isto porque, além de proporcionar o permanente aprendizado do sócio para com as informações rotárias, também promove o desenvolvimento do companheirismo e o próprio crescimento dos seres humanos do Clube.

Excetuando os Administradores actuais do R.I. ,e os sócios honorários, definidos no artigo VII dos estatutos prescritos, todo o sócio terá a obrigatoriedade de cumprir com os requisitos de frequência, estabelecidos no artigo X, secção 5, dos Estatutos prescritos para o Clube.

Qualquer que seja a justificação para a ausência do Sócio (atuando como político ou administrativo ou ao serviço do Estado, em viagem, etc.) nas reuniões ordinárias semanais ou em eventos considerados obrigatórios para a frequência, não encontrará qualquer dispositivo para a concessão de crédito no seu Clube.

Nos Estatutos está estipulado que a frequência à reunião oficial do clube só será considerada para crédito, se o sócio estiver presente, no mínimo 60% do tempo destinado à reunião.

O Sócio Rotário será automaticamente, desligado do Clube se:

  Se comparecer a menos de 60% das reuniões ordinárias realizadas, a cada semestre do ano rotário;

  Comparecer no seu próprio Clube, em menos de 30% das reuniões ordinárias, mesmo que apresente recuperações em outros Clubes, a cada semestre do ano Rotário.

  A recuperação de uma ausência ocorrerá quando um sócio frequentar outro clube, no período compreendido de 14 dias antes e 14 dias depois da realização da reunião ordinária que esse sócio esteve ausente.

Situações que são consideradas como crédito de frequência:

  Assistir a pelo menos 60% da reunião ordinária de qualquer outro clube ou de clube provisório;

  Assistir a uma reunião do Rotaract Clube, Interact Clube, Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, ou um destes clubes de caráter provisório;

  Comparecer à Convenção do Rotary International, a reunião do Conselho de Legislação, a Assembleia Internacional, a Instituto Rotário para administradores atuais, anteriores e entrantes de R.I., a qualquer outra reunião do R.I., ou do Presidente do R.I., atuando em nome do Conselho Director do R.I., a Conferência Multizonal de Rotary, a reunião de Comissão do R.I. a Conferência Distrital Rotária, a Assembleia Distrital rotária, a qualquer reunião Distrital por instrução do Conselho Director do R.I., a qualquer reunião de comissão distrital por instrução do Governador do Distrito, ou a reunião interclubes devidamente convocada;

  Participar ou comparecer a qualquer evento realizado pelo R.I., ou pela Governadoria;

  Estiver ao serviço do R.I., como Governador, membro de comissões do R.I., ou da Fundação Rotária;

  Estiver representando o Governador, para a fundação de um novo clube;

  Participar de trabalhos autorizados pelo seu clube;

  Se se apresentar no local e na hora da reunião ordinária de qualquer outro clube com o propósito de assisti-la e tal clube não estiver a reunir-se nesse local e nessa hora;

  Participar de projetos de serviços internos, de eventos comunitários organizados pelo clube, ou de reunião, autorizados pelo Conselho Diretor;

  Comparecer à reunião do Conselho Diretor ou, caso autorizado pelo referido Conselho, a reunião da Comissão de prestação de serviços à qual o sócio foi indicado.

  Estiver viajando ao serviço do R.I., da Fundação Rotária, da Governadoria ou do seu Clube.