Distrito Rotário 1970
Membro nº 29450 de RI
Criado em 10-05-1993

Reuniões às quintas-feiras, pelas 21:30
Local: Rua Serpa Pinto, nº 23 - Paredes



INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA NOVO SÓCIO

 

O QUE É ROTARY

Rotary é, antes de tudo, uma opção de prestação de serviços à Comunidade Local e Mundial. Rotary oferece uma oportunidade de servir a homens e mulheres de negócio e profissionais que, normalmente, têm grande carga de trabalho na sua actividade profissional, mas têm grande potencial de prestação de serviço, devido aos seus conhecimentos, contactos e experiências. Existem muitas outras opções para servir, todas elas importantes e bastante válidas, próprias para diversas situações de pessoas e de necessidades.

Podemos definir Rotary como:

"UMA ORGANIZAÇÃO DE PESSOAS DE NEGÓCIOS E PROFISSIONAIS, UNIDOS NO MUNDO INTEIRO, QUE PRESTAM SERVIÇO HUMANITÁRIO, FOMENTAM UM ELEVADO PADRÃO DE ÉTICA EM TODAS AS PROFISSÕES E NEGÓCIOS E AJUDAM A ESTABELECER A BOA VONTADE E A PAZ NO MUNDO".

HISTÓRIA DO ROTARY

O Rotary, fundado em 1905 por Paul Percy Harris, um advogado de Chicago, e mais 3 amigos de diferentes profissões – engenheiro de minas, comerciante de carvão e alfaiate – é a primeira organização de clubes de serviço no mundo.

Teve o seu início pela visão de Paul Harris, que não aceitava o ambiente de indiferença existente entre profissionais de Chicago, no início do século. Tentando mudar a situação, reuniu entre seus conhecidos, 3 profissionais de áreas diversas da sua, para propor reuniões periódicas nos seus locais de trabalho. Visava estreitar e criar oportunidades de desenvolvimento de negócios, pela troca de experiências e informações. Da rotatividade dessas reuniões nasceu o nome Rotary. A ideia foi bem aceite e, rapidamente, novos profissionais aderiram ao novo clube. Hoje o número de clubes ultrapassa os 32.000 e somos hoje mais de 1 milhão e 200 mil Rotários.

 

OBJECTIVO ATRAVÉS DA HISTÓRIA

Com o desenvolvimento das actividades, logo Paul Harris percebeu que a finalidade original, proposta para o grupo, não era tão forte para reunir líderes profissionais e de negócio e propôs que, dentro da profissão de cada um, fosse prestado serviço à comunidade. Assim a primeira actividade de servir foi a construção de um sanitário público na cidade de Chicago. Com o tempo, foi desenvolvido e actualizado o objectivo de Rotary Internacional, sendo que na convenção de 1951 em Atlântica City teria um só objectivo e não vários como até então, dividido em 4 partes – as 4 Comissões de Serviços (Avenidas) hoje existentes.

 

O OBJETIVO DO ROTARY

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

PRIMEIRO: O desenvolvimento do Companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir:

SEGUNDO: O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão de normas de ética profissional;

TERCEIRO: A melhoria da Comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;   

QUARTO: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Além do Objetivo, o Rotary tem um Lema principal que é:

"DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI"

Esse Lema, utilizado pela primeira vez pelo Rotário Frank Collins do Rotary Clube de Minneapolis, na Convenção de 1911, foi aprovado como Lema principal de Rotary no Conselho de Legislação de 1950 e confirmado em 1951 e 1989.

Podemos ver, por esse Lema, que Rotary apregoa a tolerância construtiva no trabalho e na convivência rotária, como forma de reunir líderes com diversas formações técnicas e de diferentes personalidades. Tolerância que podemos definir como a capacidade de aceitar a adversidade, ser indulgente, condescendente com factos e pessoas que não nos são totalmente agradáveis.

ORGANIZAÇÃO DO ROTARY

A NÍVEL MUNDIAL

O Rotary International é formado pelos seus sócios que são os Rotary Clubes. Um Rotary Club é admitido em Rotary International quando a sua "Proposta de Admissão", encaminhada pelo Governador do Distrito, é aceite. Nesse documento o Rotary Club, além de outras informações que fornece, definições que assume, se compromete a adoptar o Estatuto e alguns princípios do Regimento Interno estabelecido por RI.

O Rotary International tem a sua sede em Evanston, Illionois, USA, onde poderemos encontrar pessoas que nos atenderão em Português.

Para fins de eleição dos membros da comissão de indicação para Presidente de RI e para indicação de diretores da organização, o território mundial é dividido em zonas que, na definição do Manual de Procedimento, é um grupo de Clubes de uma região do RI, estabelecido pelo Regimento Interno o RI e formalizado pelo Conselho de Legislação. Temos, como último Conselho de Legislação de 1995 dois Distritos em Portugal.

O Distrito é uma divisão territorial que Rotary International estabelece para fins administrativos. Em Portugal temos dois Distritos. Um a Norte de Leiria e Fátima designado como Distrito 1970 e outro a Sul desta linha que é o Distrito 1960.

O Rotary International é administrado por um Conselho Diretor, com 18 membros: Um Presidente eleito para mandato de um ano e 17 Diretores com mandatos alternados de 2 anos. Os Diretores, conforme critérios estabelecidos, representam as Zonas do Conselho Diretor.

O Secretário Geral é eleito por 5 anos, podendo ser reeleito. Cabe a ele a gerência de todas as atividades do Rotary e da Fundação Rotária. Além dos funcionários da Sede em Evanstton, o Secretário Geral administra os Centros de Serviços, localizados em pontos estratégicos no mundo.

Conselho de Legislação é o "parlamento" do Rotary, conforme está previsto no Regimento Interno de RI. Composto por representantes dos clubes, através de todos os Distritos Rotários, reúnem-se em cada 3 anos para considerar e deliberar a respeito de emendas e resoluções propostas pelos clubes, por conferências distritais, pelo Conselho Diretor do RI. Antes de entrarem em vigor as decisões do Conselho de Legislação estão sujeitas, ainda, a revisão pelos clubes.

Convenção Internacional é uma reunião anual do Rotary . O seu objectivo é estimular, inspirar e informar os rotários a nível internacional. Delegados dos Clubes de todo o mundo rotário elegem os Administradores de RI. O Presidente, o Conselho Diretor do Rotary International e o Governador do Distrito.

Assembleia Internacional é uma reunião anual à qual comparecem administradores gerais, governadores do Distrito entrantes, presidentes da comissão de RI e todos aqueles que forem designados pelo Conselho Diretor. A reunião é para planear actividades e para treinamento dos administradores que atuarão no próximo ano rotário.

A NÍVEL DISTRITAL

Distrito Rotário é a denominação dada a um território limitado dentro do qual um grupo de clubes é reunido para fins administrativos.

O Distrito é administrado pelo Governador, representante do Presidente e do Conselho Diretor de RI, cabendo a ele dar apoio aos clubes e garantir o seu melhor desempenho.

A equipe do Governador é composta do Secretário, dos Governadores Assistentes (cargo instituído com o novo sistema administrativo PLD – Plano de Liderança Distrital - criado por RI) e pelas comissões distritais.

Cabe ao Governador Assistente acompanhar com muita proximidade, a atuação dos Rotary Clubs a ele designados, dando-lhes assistência e motivação.

As Comissões Distritais são órgãos acessórios, sendo que algumas delas são responsáveis por execução de programas, como Intercâmbio Internacional de Jovens, Bolsas Educacionais da Boa-Vontade, Intercâmbio de Grupos de Estudo, etc.

Os eventos rotários distritais são:

CONFERÊNCIA - é o evento máximo do ano rotário, sendo uma excelente oportunidade de estímulo ao desenvolvimento do companheirismo, de aprendizagem rotária e ocasião para motivação.

PETS - é o treinamento de Presidentes e Secretários entrantes, realizado pelo Governador eleito, para estabelecer as suas metas e transmitir a sua orientação. É uma oportunidade de estreitamento do companheirismo distrital.

ASSEMBLEIA DISTRITAL - é a reunião, convocada pelo Governador eleito, para treinamento dos administradores dos clubes e estabelecimento das suas metas. Promove o companheirismo entre rotários que comporão a liderança nos clubes no próximo ano rotário.

INSTITUTO ROTÁRIO - é a reunião anual de reciclagem de conhecimento rotário para os administradores em exercício. É desenvolvido um tema atual e de interesse para o Distrito, promovendo a motivação para ação em programas rotários.

A NÍVEL DO ROTARY CLUB

O Rotary Club é um empreendimento de prestação de serviço à comunidade local e mundial, utilizando os programas de Rotary International. É regido por um Estatuto definido por RI e por um Regimento Interno que deve atender princípios específicos fixados por RI. É importante que todos os sócios do clube conheçam esses documentos.

O Clube é dirigido por um Conselho Diretor, com mandato por um ano, que tem responsabilidade e autoridade para administrar, realizando o Plano de Atividades proposto e aprovado pela Assembleia do Clube. Vários assuntos são de exclusiva competência do Conselho Diretor, conforme estabelecem as normas de RI.

A Reunião Ordinária Semanal do Clube, com duração de 60 a 75 minutos, é realizada fundamentalmente para o desenvolvimento do companheirismo entre sócios e da informação rotária. Também nessa reunião é comunicado o movimento da secretaria, são feitos os comunicados do Presidente e é levado ao conhecimento dos sócios, de modo sucinto, a atividade das comissões. As reuniões semanais têm, normalmente, uma palestra de assunto não rotário, de interesse geral para os sócios.

Numa Reunião Ordinária Semanal do Clube pode ser tratado, desde que anunciado com antecedência, um assunto especial, que esteja além da competência do Conselho Diretor. A reunião Ordinária Semanal pode ser convertida em Assembleia.

Assembleia do Clube é o órgão composto por todos os dirigentes do clube, diretores e presidentes das comissões, para a qual são convidados todos os demais sócios, realizada com o objetivo de examinar, em conjunto, o programa e as atividades do clube. As Assembleias do clube são realizadas por ocasião da visita do Governador do Distrito e em outras ocasiões apropriadas (ex. logo após a Conferência, para o clube analisar todas as informações ali recebidas).

A Assembleia Anual para eleição dos dirigentes, deve ser realizada entre Julho e 31 de Dezembro. O Presidente do Clube é eleito entre 18 e 24 meses antes da data da sua posse.

A reunião da comissão, formal ou informal, é ocasião para o desenvolvimento dos trabalhos para atendimento do Plano de Atividades do Clube. É muito importante que sejam realizadas com eficácia para poupar tempo aos seus participantes e resultar em ações positivas para a realização das metas propostas.

O Quadro Social de um clube é composto de profissionais e homens e mulheres de negócio, maiores, de carácter ilibado e de boa reputação comercial e profissional e que atendam as qualificações de sócio, especificadas no artigo V dos estatutos do Rotary Club.

Devem também atender aos critérios de classificação, previstos no artigo VI dos estatutos do Rotary Club. Classificação do sócio é aquela que corresponda à atividade principal e reconhecida da firma, companhia ou instituição à qual esteja ligado, ou aquela que identifique a atividade principal e reconhecida do seu negócio ou profissão.

A admissão de um novo sócio para o Rotary Club deve obedecer ao estabelecido no Regimento Interno do Clube, artigo IX, nos termos do Regimento proposto, constante do Manual de Procedimento.

PRIVILÉGIOS

Companheirismo mundial que abre portas para contactos de amizade com profissionais ou homens e mulheres de negócios no mundo inteiro. Essa oportunidade, criada pelo companheirismo, mesmo não sendo um objectivo do Rotary, é uma condição inevitável para aqueles que se dedicam a actividades dos programas rotários.

A oportunidade de servir, obrigação moral de todo o cidadão, é realizada no Rotary de modo conveniente, eficaz e eficiente, por todo o líder profissional e de negócio, sendo compatível com o rigoroso plano de uso do tempo, comum para essas pessoas.

O contacto do Rotário com várias áreas de negócio, é possível pelo critério das classificações adoptado por Rotary. É uma oportunidade única de contacto aberto e sincero em áreas que não são relacionadas com a sua profissão. Com isso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e mesmo de negócios tornam-se viáveis.

O privilégio de desenvolver programas de prestação de serviço em ambientes saudáveis de companheirismo torna essa actividade agradável. Além disso, vários programas rotários proporcionam situações estimulantes, dado aos aspectos envolvidos e os resultados obtidos.

RESPONSABILIDADES

A frequência às reuniões do clube é obrigatória no nível de 60% no semestre, contando com 30% de recuperação em outros clubes ou eventos rotários oficiais, além de não poder faltar por 4 reuniões consecutivas sem motivo justificado. Para melhor entender os requisitos de frequência é importante consultar o Manual de Procedimento. Também é responsabilidade do Rotário comparecer aos demais eventos distritais, regionais e internacionais, sempre que possível, pois essa prática desenvolve e motiva o rotário para a sua ação.

É importante que o rotário tenha em dia os seus compromissos para com o seu Rotary Club.

O cumprimento da responsabilidade de servir nas Comissões, dentro da sua capacidade e disponibilidade, é fator que faz o Rotary Club desenvolver, fazendo acontecer as suas atividades. Cada Rotário deve levar para as comissões o seu conhecimento específico e a sua experiência para auxiliar no desenrolar dos programas do plano de atividades.

Atendendo as regras estabelecidas por Rotary International e o plano do clube, cada sócio deve apresentar candidatos a sócios. O Rotary Club deve crescer sempre, tanto na quantidade como na qualidade.

NOTA: O não cumprimento, por parte do Rotário, das normas rotárias de frequência e de finanças é causa da sua desvinculação automática ao Rotary Club no qual está filiado.

 

O SEU INÍCIO EM ROTARY

O Rotário, a partir de ideias e impulsionado pelo coração, põe as mãos para trabalhar no Servir Rotário. Nem sempre essa atuação é o suficiente. O Trabalho emergencial de parceiros rotários, motivados pelo coração, muitas vezes é necessário e essencial.

Essa reunião de forças, rotários e parceiros, atua na comunidade local e mundial, pondo em prática o Ideal Rotário do SERVIR. Mas essa colaboração entre pessoas só acontece quando se estabelece um relacionamento entre todos, alicerçado em nobres sentimentos:

Na TOLERÂNCIA: aceitar a adversidade. Ser indulgente, condescendente com fatos e pessoas que não nos são totalmente agradáveis.

NO ENTENDIMENTO: ouvir mais do que falar. Procurar captar o ponto de vista do outro, adaptando o nosso modo de ver;

NO DESPRENDIMENTO: É o Dar de Si Antes de Pensar em Si;

Na BOA VONTADE: Manter o bom humor e o pique para servir, seja qual for a dificuldade;

Na COMPREENSÃO: Deixar de lado as diferenças pessoais e aceitar o outro como ele é, sem querer modificá-lo à própria imagem;

Na PAZ: É a falta de conflitos de qualquer ordem

No AMOR: Realizar o bem do próximo.

Com esse espírito, o Rotary Club, através dos Rotários, trabalha na Comunidade.

Aliás, é esse estado de espírito que deve reinar em qualquer grupo de pessoas que se proponha a realizar, como grupo, uma atividade. É, essencialmente, o que precisa de começar a acontecer nas nossas comunidades para que possam melhorar, desenvolver-se. É assim que começará a aparecer um poder local, capaz de impor a sua vontade, muitas vezes, ou quase sempre, contrária a interesses particulares, que só querem ganhar, sacrificando todos da comunidade.

O Rotário que exercerá o servir rotário é formado através das atividades de Serviços Internos do clube que o admite, treina e motiva. Esse rotário será envolvido pelo companheirismo. Utilizará os programas rotários das Comissões de Serviços Profissionais à Comunidade, e Internacionais da Fundação Rotária e, conforme o seu interesse, vai desenvolvendo a sua capacidade como rotário.

A melhor forma de aprendizagem, motiva o desenvolvimento do companheirismo. O aprendiz na ação, aparece junto com o resultado da tarefa, motivando e desenvolvendo o companheirismo.



"SOMENTE ALCANÇAREMOS O VERDADEIRO SUCESSO, SE TRANSFORMARMOS AS NOSSAS CENTENAS DE CONHECIDOS EM VERDADEIROS AMIGOS, APRENDENDO A SERVIR COM O CORAÇÃO." PAUL HARRIS

Formulário de login

Menu

Estatisticas

Temos 21 visitantes e 0 membros em linha

Rotary Club de Paredes