O QUE É INSTRUÇÃO ROTÁRIA?

Instrução rotária é a orientação que se dá aos novos sócios, procurando integrá-los a curto prazo na técnica rotária, possibilitando-lhes uma aprendizagem rápida, ainda que superficial da mecânica rotária, isto é, como funcionam os Rotary Clubes que formam o Rotary International. Tal instrução deve ser baseada nos estatutos e regimento interno do R.I., do próprio Clube, bem como no Manual de Procedimento em vigor.

O interesse do sócio pelo Rotary cresce à medida que ele compreende o seu funcionamento, pois em verdade não se ama aquilo que não se conhece. A inércia, o desinteresse e a deserção de muitos sócios são decorrentes mais do desconhecimento do que seja realmente a nossa instituição, do que da falta de vontade para a ação.

O QUE É INFORMAÇÃO ROTÁRIA?

Informação é a maneira de manter os sócios do clube, antigos e novos, bem informados sobre os mais relevantes assuntos rotários, sobre as promoções dos Rotary Clubes de todo o mundo, as resoluções das Convenções, dos Conselhos de Legislação e do Conselho Dirctor do R.I., os feitos da Fundação Rotária, as decisões da Governadoria e do próprio Conselho Diretor do Clube, enfim, tudo o que possa contribuir para que os sócios sejam rotários bem informados.

A Informação Rotária constitui-se da transmissão de conhecimentos adquiridos através da experiência rotária, da participação em eventos Rotários, da leitura da revista Portugal Rotário e outras publicações do género, além da carta mensal do Governador, Rotary Hoje e boletins de outros clubes.